Tudo Sobre Correlação de Postos de Spearman

Resumo

Em muitos casos, precisamos saber se dois conjuntos de dados estão relacionados e com que intensidade isso ocorre. O uso de correlação de Pearson, que é a medida de correlação mais conhecida, nos permite verificar tal associação.

A limitação deste coeficiente quanto ao uso somente de variáveis que segue a distribuição normal ou linear, suscitou o interesse em estudar os casos em que a relação entre as variáveis seja não linear (quadrática, cúbica, exponencial, etc.).

O coeficiente de correlação de Spearman, por realizar uma transformação de postos, pode ser utilizado nas situações em que a relação entre os pares de dados não é linear.

O coeficiente de correlação de postos (Spearman) é o coeficiente de correlação linear de Pearson aplicado aos postos dos dados, obtidos independentemente para cada variável.

Uma diferença que deve ser observada é que os valores 1 ou -1 para o coeficiente de correlação de Spearman não são raros de ocorrer na prática. No caso do coeficiente de correlação de Pearson, para que ele seja igual a 1 ou -1, a variável Y deve ser função linear da variável X.

Palavra chave: Postos, Rhô de Pearson, Rhô de Spearman, Distribuição t de Student, Significância.


Acesse o documento completo no clicando Aqui

Mensagens populares deste blogue

Comitê de Libertação de São Tomé e Príncipe

Cálculo Financeiro - Exercício Resolvido

Exame de Cálculo Financeiro Resolvido

Custeio por Ordem de Produção

Análise de Componentes Principais (ACP) - SPSS

Perfume de Mulher - Resumo