Perfume de Mulher - Resumo


O filme Perfume de Mulher mostra a vida de um jovem estudante chamado Charlie Simms vindo da pequena cidade de Oregon. Sua família é de classe baixa, e o dedicado estudante consegue uma bolsa de estudos no colégio Baird, em New Hampshire. No colégio faz amigos de boas condições financeiras, e esses amigos em uma noite os surpreende realizando um acto de vandalismo, uma armadilha para o director do colégio Baird. A cena foi presenciada por ele e um colega chamado George, que também foram surpreendidos por uma senhora, que viu os dois amigos olhando os vândalos fugir. No dia seguinte o acto contra o director se concretiza e jovens são chamados a prestar explicações e denunciar os colegas. Charlie e o colega não revelam os nomes dos responsáveis pela humilhação. O director usa de chantagem para tentar convencer Charlie a contar.

Para conseguir dinheiro Charlie procura um emprego, encontrando a possibilidade de passar um final de semana fazendo companhia a um senhor que possui deficiência visual enquanto a família deste Senhor viaja. Ao chegar à casa de Frank Slade, um tenente coronel, que o faz arrumar suas malas para irem até Nova York. Frank planejava ficar em um hotel de luxo, ir aos melhores restaurantes, fazer amor com uma bela mulher, conduzir uma Ferrari e cometer suicídio.

A percepção de Frank sobre as coisas a sua volta é impressionante. Ele percebe que Charlie está preocupado e pergunta o motivo. O jovem acaba revelando o fato ocorrido no colégio, conta a sua situação, onde o combinado entre amigos é guardar segredo sobre o ocorrido e proposta realizada pelo director de conseguir uma bolsa para Charlie em Harvard.

Conforme planejado, Frank e Charlie instalam-se em um hotel de luxo, jantam em bons restaurantes, divertem-se, visitam o irmão de Frank em um jantar desastroso devido as discussões em família. Em todos os ambientes são destacadas as habilidades de Frank, sua audição tacto e olfacto são apurados, principalmente com relação ao perfume das mulheres, sendo capaz de as descreve-las apenas pelo seu perfume. Em uma linda cena, Frank dança tango com uma bela jovem, nesta dança Frank expressa emoção por estar dançando.

Pela manhã Frank não se sente bem e não quer levantar da cama, Charlie preocupado tenta anima-lo convidando para conduzir um Ferrari. Os dois se aventuram em alta velocidade. Retornando ao hotel, Frank pede a Charlie que vá comprar charutos e prepara-se para o suicídio, veste seu uniforme de coronel e prepara sua arma. Charlie pressentindo algo retorna ao quarto, encontra Frank nesta situação e tenta impedi-lo. Eles discutem, e Frank diz que vai matar Charlie antes de suicidar-se. Charlie com medo resiste fala que Frank está deprimido, Frank diz não ter vida, que vive nas trevas. Charlie o acalma, elevando seus pontos positivos. O Coronel desiste do suicídio. Frank e Charlie conversam, o coronel expõe seus sentimentos, de seus desejos e sua vontade de ter uma mulher com quem possa viver. Eles voltam a New Hampshire de limousine.

Ocorre uma Assembleia sobre o vandalismo contra o director, George está sendo apoiado por seu pai diante do director e Charlie sozinho, até Frank chegar para acompanha-lo. Charlie e George não revelem os nomes dos colegas, George afirma que não identificou os colegas por não estar usando suas lentes. E Charlie diz apesar não poder afirmar. Dessa forma, é penalizado perdendo sua bolsa, inicia então uma defesa brilhante realizada por Frank, onde expõe coragem, valores, princípios e se demonstra um homem lucido e disposto a defender sua causa. Os membros da Assembleia se reúnem e reconsideram a decisão, penalizando os suspeitos e mantendo a bolsa de Charlie, retiram-se do local recebendo aplausos.
Uma professora encantada com o discurso parabeniza Frank, que fica interessado a descreve pelo seu perfume e diz que saberá encontra-la. E retorna para casa alegre, repleto de bons sentimentos e com uma nova esperança.

O filme proporciona a percepção sobre as dificuldades da pessoa com deficiência e o desenvolvimento que esta pode conquistar. Apesar de Frank apresentar a limitação visual, seus outros sentidos e sua percepção foram desenvolvidos de forma positiva para sua vida. Além de ser uma pessoa com uma importante trajectória, que possibilitou transmitir grandes ensinamentos e ao mesmo tempo aprender com jovem, e recuperar anteriormente emoções bloqueadas pelo sentimento de viver nas trevas. 

O filme é relevante para os estudantes de psicologia, pois expõe claramente que mesmo com alguma limitação, o indivíduo é capaz de viver de forma digna e feliz.

Mensagens populares deste blogue

Comitê de Libertação de São Tomé e Príncipe

Exame de Cálculo Financeiro Resolvido

Cálculo Financeiro - Exercício Resolvido

Custeio por Ordem de Produção

Análise de Componentes Principais (ACP) - SPSS

Cultura Organizacional