Análise de Componentes Principais (ACP) - SPSS


Introdução

A ACP consiste na determinação de uma transformação ortogonal das variáveis originais para um novo conjunto de variáveis não correlacionadas que são obtidas em ordem decrescente de importância. As novas variáveis, chamadas de componentes, são com- binações lineares das variáveis originais.

O propósito principal da ACP é substituir as variáveis originais por um número menor (redução) de variáveis que são função das variáveis originais.

Em geral, espera-se que os primeiros componentes chamados componentes principais (em número menor do que o de variáveis originais) compreendam a maior parte da variação total no conjunto de dados original tal que a dimensionalidade efectiva dos dados pode ser reduzida.

A ACP é apropriada quando as variáveis sob investigação são todas de mesma natureza, de modo que não tenhamos, por exemplo, uma variável dependente e várias variáveis explicativas como no caso da regressão múltipla.

O objectivo usual da análise é verificar se as primeiras poucos componentes principais compreendem a maior parte da variação total dos dados originais. Mas, recomenda-se que as variáveis originais sejam correlacionadas entre si.

Clica para adquirir o documento completo em PDF

Mensagens populares deste blogue

Comitê de Libertação de São Tomé e Príncipe

Exame de Cálculo Financeiro Resolvido

Cálculo Financeiro - Exercício Resolvido

Custeio por Ordem de Produção

Cultura Organizacional

Perfume de Mulher - Resumo