Contabilidade Comercial e Industrial
Pretendemos é demonstrar a necessidade da Contabilidade Comercial e industrial no contexto dasempresas, iremos enfocar primeiramente nas definições de Contabilidade Industrial e Contabilidade Comercial, suas funções dentro das empresas , como funciona dentro e fora das empresas e a relação entre ambas .
O conceito de Contabilidade Comercial e Industrial
Contabilidade comercial - é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.
Portanto quem seria o comerciante?
Comerciante é toda pessoa física ou jurídica que leva ao consumidor mercadorias ou bens, onde através de uma negociação, mais popularmente conhecida como compra e venda, efetua uma operação comercial.
O que é o Patrimônio?
O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.
A Contabilidade Comercial é praticada por pessoas físicas ou jurídicas com o intuito de gerar lucro e está ramificada da seguinte maneira: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de Serviços, onde podem ser diagnosticadas partes imprescindíveis, como: as sociedades comerciais, noções de comércio, tributação das empresas etc.
Objectivo da Contabilidade Comercial
Tem o objetivo de fornecer uma gama de dados precisos e coerentes que possam nortear as decisões dentro da empresa, minimizando o percentual de erros e maximizando as chances de sucesso da entidade. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, cujo principal objetivo é aproximar o produtor do consumidor.
As principais atividades da contabilidade comercial são:
· Compras de mercadorias;
· Estoques de mercadorias;
· Vendas de mercadorias;
· Impostos incidentes sobre as vendas;
· Critério do custo ou mercado, o mais baixo;
· Métodos para registro das operações com mercadorias;
· Apuração do resultado da conta mercadorias;
· Demonstração da conta mercadorias.
Compras de mercadorias, serve de intermediárias nas trocas, as empresas comerciais compram as mercadorias para depois revendê-las. Nas compras à vista, o pagamento é feito no ato; nas compras a prazo, cria-se uma obrigação para pagamento futuro.
Importância da contabilidade comercial
A Contabilidade Comercial é de extrema importância para que a empresa tenha uma vida saudável aliada à Contabilidade gerêncial e torna a instituição mais produtiva. O primeiro passo de uma empresa comercial é obter sua legalização por meio do registro nos órgãos competentes: A legalização é feita por meio do registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial do Estado, na localidade, e na Delegacia Regional do Trabalho. De acordo com o ramo de atividade que irão exercer, as empresas comerciais poderão estar sujeitas, ainda, a registro em outros órgãos e à concessão de alvarás. Ao iniciar as atividades, o empresário terá que administrar os elementos patrimoniais da empresa, e um dos grandes desafios da contabilidade comercial é a administração dos custos das mercadorias adquiridas O contador pode ajudar o administrador através de assessorias e consultorias, que possibilitam a este conhecer melhor sua empresa e aprimorar sua visão para a tomada de decisão. Os administradores têm que estar sempre atentos a estes gastos, com custos para conseguir maximizar os lucros nas empresas. “Um dos atributos da Contabilidade é permitir o controlo da movimentação do Patrimônio das empresas As principais operações que ocorrem nas empresas merecem mais atenção da Contabilidade Comercial são: compras de mercadorias; estoque de mercadorias; vendas de mercadorias; tributos sobre compras e vendas; abatimentos; descontos e devoluções.
O papel da Contabilidade Comercial:
É controlar as variações do patrimônio das empresas comerciais, e registrar todos os fatos administrativos oriundos dessa gestão.
A empresa industrial:
A empresa industrial é aquela que se constitui juridicamente e legalmente, com intuito de aplicar o seu capital no consumo, produção e distribuição de riquezas para se obter uma legítima remuneração desse capital.
Funções da empresa industrial:
A gestão ou administração das empresas industriais se exercem através das funções praticadas pelos seus dirigentes subordinados.
Administrar - é gerir, dirigir, governar, coordenar os esforços humanos e bens materiais, tendestes a um fim colimado. Podemos destacar que a empresa é a reunião de um patrimônio trabalho e administração.
Trabalho - é a força produtora que cria aumenta utilidade, isto é transforma as coisas fornecidas pela natureza em bens ou novas utilidades.
No estudo da administração vamos encontrar o legado de Henri e Fayol, que dizia que toda organização empresarial deve ter no mínimo 6 funções:
Função técnica, objetivo desenvolver projetos planejar a produção como também a qualidade dos produtos.
Função comercial, que se ocupa não só de suprir na compra de bens materiais como também fazer fluir os produtos industrializados.
Função financeira, se ocupa na captação e aplicação de capitais.
Função de segurança, objetiva em atender as normas ambientais do pessoal e de bens materiais.
Função contábil, a aplicação dos estudos da ciência contábil em relação a organização.
Função administrativa, com objetivo da coordenação das demais funções.
Classificação das empresas industriais:
As empresas industriais podem ser classificadas de acordo com vários aspetos sendo sem dúvidas o mas importante no que diz respeito a natureza dos produtos que transformam. Podemos enquadra- las em dois grupos:
a) Industria primaria ou seja de extração e de beneficiamento,
b) Industria manufatureira ou fabril,
c) Daí, uma infinidade de ramos industriais especializados como aperfeiçoamento das técnicas e desenvolvimento das ciências.
Investimento na indústria:
O ativo indica a destinação dos elementos patrimoniais e pode - se distingue os seguintes grupos de contas:
a) Ativo circulante
b) Ativo realizável ao longo prazo
c) Ativo permanente.
Quanto a natureza ou fim a que se destinam os investimento classificam em:
a) Bens fixos,
b) Bens de venda,
c) Bens numerários,
d) Bens de renda,
e) Credito de funcionamento,
f) Valores imateriais.
As fontes de financiamento Passivo, exprimindo a origem do complexo matrimonial:
1. Passivo circulante,
2. Exigível a longo prazo,
3. Resultados de exercícios futuros,
4. Patrimônio liquido.
As fontes de financiamento classifica em dois grupos:
a) Capitais próprios,
b) Capitais alheios,
Os capitais próprios podem originar-se:
1. Dos capitais fornecidos pelos sócios ou acionistas,
2. Do auto financiamento.
Os capitais alheios se originam da obtenção de créditos externos e se dividem em:
1. Débitos de funcionamento,
2. Débitos de financiamento.
Os principais métodos de custeio:
a) Custeio por absorção,
b) Custeio variável,
c) Custeio ABC,
d) Gestão económica ou GECON.
Custeio industrial
a) Matérias direto (MD)
b) Mão-de-obra direta (MOD)
c) Custo indireto de fabricação (CIF)
Estes custos também podem ser classificados da seguinte forma:
1. Custos diretos e indiretos,
2. Custos fixos e variáveis,
Terminologia em termos industriais:
Gasto - sacrifício financeiro com que a entidade arca para qualquer obtenção de um produto ou realização de um serviço.
Investimento - gasto ativado em função de sua vida útil.
Custo - gasto relativo ao consumo de bem ou serviço no processo de produção de outros bens ou serviço.
Despesa - gasto relativo ao consumo de bem ou serviço
Desembolso - pagamento resultante da aquisição do bem ou realização do serviço.
Perda - bem consumido ou serviço prestado de forma anormal e involuntária.
Desperdício - consumo intencional que por alguma razão não foi direcionado a produção de um bem ou a prestação de um serviço.
Encargos - ônus - em geral, determinado pela legislação
Reflexão:
Podemos dizer que a contabilidade comercial tem funcionalidade de mostrar de forma clara e organizada o histórico das atividades da empresa, interpretar os resultados de maneira ordenada e com coerência, e produzir com precisão relatórios informacionais para nortear a tomada de decisão com relação às necessidades da empresa.
Contabilidade Industrial - é Contabilidade analítica ou de custos, esta trata e identifica no processo produção de vários centros de custo que contribuem para o produto final. Custo de mão - de - obra, custos energéticos, custo de matéria - prima e de bens subsidiários, custo de transporte, ou por outra via os custos de cada fase do fabrico, como custo de produção, da tintagem,da embalagem, da comercialização, do marketing etc. só através desta contabilidade é que se sabe qual o custo final do produto, onde é possível reduzi - lo para o tornar mas competitivo.