Amostra Estratificada

Uma Amostra Estratificada é uma amostra probabilística que se caracteriza por um procedimento com duas etapas, nomeadamente: 

1º. Divisão da população em subgrupos (com comportamento homogéneo relativamente à variável estudada) chamados estratos; 

2º. Escolha da amostra aleatória simples de forma independente em cada subgrupo ou estrato. 

Esta técnica de amostragem parte do pressuposto de que todos os elementos da população ou universo têm a mesma probabilidade de serem incluídos na amostra. Desta forma, os resultados obtidos com a análise dos dados da amostra poderão ser transponíveis, como determinado grau de certeza, para toda a população ou universo. A divisão da população em estratos justifica-se pelo pressuposto de que em cada grupo a variável estudada apresente comportamento substancialmente diferente e que, simultaneamente, dentro de cada grupo, esse comportamento seja relativamente homogéneo. A estratificação da amostra permitirá assim a obtenção de um maior grau de certeza nos resultados sem necessidade de aumentar o número de elementos da mesma pois garantirá que todos os subgrupos estão adequadamente representados. 


Metodologias para uma boa colecta de dados 

O primeiro passo para realizar uma colecta de dados criteriosa é definir o tipo de pesquisa que será realizada. A pesquisa pode ser classificada em três categorias: exploratória, descritiva e explicativa

A pesquisa exploratória tem o objectivo de trazer um maior entendimento sobre o objeto da pesquisa, seja ele um fato ou um fenómeno, enquanto a pesquisa descritiva visa descrever, analisar e verificar a relação entre fatos e fenómenos que dizem respeito ao tema da pesquisa, ou seja, ela se propõe a investigar mais para entender em maiores detalhes as causas e consequências daquilo que é pesquisado. 

Já a pesquisa explicativa vai ainda mais além, sendo a que mais se aprofunda no conhecimento da realidade porque busca compreender a razão dos fatos. Ela engloba os estudos de pesquisas exploratórias e descritivas e ainda mais algumas características próprias que podem chegar a classificá-las como pesquisas experimentais. 

Uma vez definida qual a natureza e grau de detalhamento da pesquisa que será realizada, é hora de definir a abordagem da pesquisa: quantitativa ou qualitativa

A pesquisa quantitativa se refere à todas as informações que podem ser quantificadas em números para sua classificação e análise e ela demanda o uso de técnicas estatísticas. A pesquisa qualitativa, por outro lado, é mais subjetiva por levar em consideração informações que extrapolam a exatidão dos números, como sentimentos, intenções, percepções, etc. Deste modo, ela procura estabelecer e entender a conexão o sujeito e a realidade. 

O próximo passo no desenvolvimento da pesquisa é definir sua amostragem. Esta etapa se refere à população que é objeto do estudo e pode ser dividido em probabilística ou não probabilística. 

A amostragem probabilística é aquela que busca maior imparcialidade ao garantir probabilidades iguais para todos os elementos da população. Ela pode ser aleatória simples, sistemática, estratificada ou de conglomerados e é o único método de amostragem que permite generalizações para a população de onde a amostra é proveniente. 

Já a amostragem não probabilística é aquela onde existe uma escolha deliberada e imparcial dos elementos que irão compor a amostra. Ela pode ser por conveniência, intencional ou por cotas e não requer critérios nem fórmulas estatísticas para determinar o tamanho de uma amostragem não probabilística. 

Por fim, temos as técnicas e procedimentos para a coleta de dados em si. Nesta parte, para o caso de uma pesquisa quantitativa, temos a possibilidade de utilizar entrevistas e questionários, sendo que eles podem ser aplicados presencialmente ou à distância, através de telefone, email, serviços de mensagem, etc. 

No caso da pesquisa qualitativa, que precisa ir além de dados quantificáveis e se aprofundar em aspectos subjetivos, pode-se fazer o uso de grupos focais, entrevistas em profundidade, observação, levantamento de documentos, entre outras actividades que propiciam este aprofundamento maior na investigação do objeto da pesquisa.


Infor. Autor:

Wadiley Nacimento 
4º Ano Licenciatura em Matemática


            wadmiguel547a@hotmail.com 

Telem. +239 980 1045    


Rede Social:

Facebook    Blog     Instagram   

        Twitter     Youtube

Mensagens populares deste blogue

Comitê de Libertação de São Tomé e Príncipe

Cálculo Financeiro - Exercício Resolvido

Exame de Cálculo Financeiro Resolvido

Custeio por Ordem de Produção

Tudo Sobre Correlação de Postos de Spearman

Análise de Componentes Principais (ACP) - SPSS

Perfume de Mulher - Resumo