Elaboração e Análise de Projecto de Investimento Publico Privado - Boa Nutrição
Introdução
Difundir hábitos como o consumo de alimentos mais naturais, menos industrializados, criando assim um impacto positivo na vida diária, continua a ser uma das grandes preocupações dos nutricionistas.
Em função das dinâmicas do mercado, dada a demanda desses mesmos produtos nutritivos, energéticos e não só, queremos de forma eficiente e eficaz, fazer chegar a toda a população esses produtos e para que o seu consumo não seja um problema para elas, mas, uma possibilidade de melhorar a saúde e apostar no seu consumo dada ao benefício que o mesmo trará para a população.
Problema
A alimentação para o ser humano sempre foi mais que saciar sua fome. Por ser saúde, o nosso foco, com a realização deste trabalho é mais do que propor variação de alimentos.
Entretanto, pretendemos estudar o impacto que o consumo de alimentos internos afecta a qualidade de vida dos santomenses no que toca a nutrição e boa saúde.
Hipótese
A abordagem nutricional está atualmente em evidência no contexto mundial. Há uma grande preocupação com a nutrição adequada e com as conseqüências de uma alimentação incorreta (ZANCUL, 2004).
Promover uma alimentação saudável é considerado um eixo prioritário de ação para promoção da saúde e, neste contexto, o ambiente hospitalar e caseiro é apontado como espaço fundamental para a promoçaõ e criação hábitos saúdaveis e apostas no consumo de alimentos produzidos cá no país.
Justificativa
O presente trabalho visa reforçar as competências dos académicos relativamente a forma como se produz e analisa um projecto de investimento, preparando-nos deste modo para vida profissional futura.
Dada a importância do tema para a pulação santomense, julgamos pertinente promover e buscar da população o hábito pelo consumo dos alimentos altamente nutritivo, produzidos mesmo aqui, em São Tomé.
Tendo em conta que este tema afecta directamente e/ou indirectamente a população, no que em vários níveis (Económico, Financeiro, Social e não só), e reflectindo assim, nas políticas governamental.
É sabido que a população carece de tais produtos, sendo assim, a execução do projecto visa saciar tais necessidades e almejar uma população nutrida e sã.
Objectivos
Objectivo Geral
Intensificar o consumo dos produtos alimentares internos nas nossas casas, suscitando a redução daqueles importando, mostrando assim, a vantagem nutritiva para a saúde.
Objectivos Específicos
- Criar mais oportunidades de negócio para os agricultores.
- Mostrar vantagens decorrentes do consumo de produtos alimentares interno;
- Incentivar os produtores ou a população a cultivar e apostar na agricultura.
- Aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
- Estudar o impacto que o Consumo dos Alimentos Internos terá para a Saúde (Boa Nutrição)
Público alvo
A saúde é um direito de todos e um dever de estado. Este projecto abarca a população em geral com o maior impacto na do distrito de Água Grande.
A razão pela qual deve-se ao facto de que a capital do distrito constitui uma área estratégica para comercialização, divulgação e difusão de informação. Também pelo facto do nosso público alvo ser a população santomense, tendo como publico estratégico os de hospital Central Dr. Ayres de Menezes.
Variável em estudo
- Tipo de alimentação;
- Número de refeição;
- Localidade;
- Classe económica;
As variáveis seleccionadas na realização deste trabalho têm uma grande relevância pelo facto de permiti-nos avaliar a saúde e a nutrição de cada individuo e inferindo assim, para a população em geral.
Relativamente a variável Tipo de alimentação e o Número de refeição, queremos saber como é a preferência alimentar e seu consumo em função do número de vezes que cada pessoa faz ou consome, e se este constitui um problema para a sua saúde.
Para as variáveis, localidade e classe económica, pretendemos relacionar a questão do custo de vida com a saúde da população.
Metodologia
Neste capítulo pretendemos apresentar, de forma mais clara possível e detalhada, os procedimentos metodológicos adoptados na Elaboração e Análise do Projecto, os recursos empregados e as informações de interesse bem como a amplitude do projecto.
Diante da riqueza do objecto a ser explorado, a luz do que Dencker (1998: 51) diz “qualquer que seja o método escolhido é preciso actuar com rigor para que os dados obtidos possuam credibilidade”.
Este trabalho será desenvolvido em quatro capítulos, onde o primeiro seria mostrar a relevância deste tema.
No capítulo seguinte, seria a forma teórica, a avaliação do projecto e o empreendimento, onde apresentaremos as metodologias a serem e que serão utilizadas. No terceiro capítulo, breve descrição do projecto e a empresa preponente.
No quinto capítulo mostraremos os recursos utilizados para execução do mesmo. No sexto, os estudos do mercado e a análise das viabilidades.
Por fim, no sétimo capítulo debruçaremos a questão de Marketing e comercialização.
Escolha dos métodos
Os métodos quantitativo e qualitativo não se excluem ou são opostos, mas complementam-se num processo de investigação pelas suas potencialidades e debilidades. Ao contrário do método qualitativo, o método quantitativo é mais específico pelas recolhas, tratamento e análise dos dados em estudo, é mais experimental. Deve ser tido em conta que estatisticamente até os dados de análise qualitativa podem ser tratados quantitativamente.
Nesta fase do projecto, foi utilizada a pesquisa quantitativa e qualitativa. A primeira projectou resultados probabilísticos utilizando de opiniões recolhidas através dos instrumentos de colecta, a segunda mensurou as opiniões em relação a qualidade no atendimento sem alteração ou interferência nas respostas recolhidas.
Permite também avaliar a importância, gravidade, riscos e tendências, trata-se, por ser saúde, de uma realidade complexa que envolve aspectos físicos, sociais, psicológicos e ambientais (BOSI, 2004).
Tipo de amostragem, amostra
Uma grande preocupação é determinar um tamanho de amostra apropriado, visto que, se o tamanho de amostra for inadequado ou muito pequeno, poderá conduzir a resultados que não são estatisticamente significantes, ou seja, não podemos generalizar a população alvo.
O objectivo de uma amostra probabilística é de eliminar a subjectividade e obter uma amostra que seja imparcial e representativa da população alvo.
Para tal, utilizaremos uma amostra aleatória simples é quando qualquer membro da população alvo tem a mesma probabilidade de ser incluído na amostra, é equivalente a um sorteio lotérico.
Apresentação do Empreendimento
Razão Social: Multi-Service Lda
Endereço: Rua da Caixa nº 04 – São Tomé
Capital Social: 25.000,00 $
Tlm: (00) 239 9801045
Site: www.multiservice.com
a. Missão
A missão da Solutions Service é de divulgar os produtos e serviços nacionais dos nossos agricultores de forma a melhorar a condição de vida da população.
b. Visão
Estar entre as principais empresas de prestação de serviço no mercado e ser referência de excelência em prestar serviços e produtos.
c. Valor
“Responsabilidade social”. É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.
d. Principal Actividade
Comercialização de produtos de alimentícios, Importação e exportação, e também, prestação de serviços.
Localização e Instalação
O local definido para a alocação e/ou armazenamento dos produtos será no armazém da empresa e com opção dos agricultores, horticultores e produtores fazerem na sua própria residência ou local de produção.
O armazém dispõe de uma área total de 360m2 (sendo 20m de comprimento e 18m de largura). O escritório da empresa, localizado no mesmo local, dispõe de 120m2 (sendo 12m de comprimento e 10m de largura).
Totalizando assim, uma área total de 480m2 (Quatrocentos e oitenta metros quadrado).
Duração do Projecto
Este projecto de investimento tem a duração de 25 anos, ou seja, a sua actuação no mercado.
A faze de elaboração e execução das obras para a actuação do projecto no mercado, tem a duração de 1 ano, com o seu termino em 1 de Janeiro de 2020.
Descrição do Empreendimento
O projecto Boa Nutrição Baseado nos Alimentos Internos está em implantação e visa estimular a população nacional, principalmente as do distrito de Água Grande, a consumir os produtos Alimentares Interno que são ricos em Nutrientes, Energias, Vitaminas e não só.
Actualmente, a população santomense carece de uma boa nutrição, quando dispõe de uma vasta terra com boas qualidades, ou seja, com terreno fértil e apto para o cultivo ou melhor apostar na agricultura.
No nosso mercado, mercado comercial dos produtos agrícolas, tem desenvolvidos campanhas e feiras com o intuito de divulgar os produtos locais, e é nessa óptica comercial que este projecto é criado, como forma de alargar o horizonte, em termos produtivos, daqueles produtores com vista a aumentar a produção de forma eficiente e eficaz, visto que já comercializam boa parte desses produtos de forma independente, servindo como complemento das suas rendas.
O projecto terá como investimento inicial de 50.000,00 $ (Cinquenta Mil Dólares).
O factor muito importante deste projecto é que esses produtos alimentares serão, conforme dito no objectivo, produzidos pelos habitantes desse país, com terras de cultivos, de forma a aumentar o emprego e economia do país.
Parceiros e Apoios
Uma vez que a desnutrição tem muitas causas, a solução dos problemas nutricionais requer a participação de pessoas e instituições que trabalham em diferentes sectores de desenvolvimento incluindo a agricultura, saúde, educação e desenvolvimento comunitário. Entre estas podem ser incluídas instituições estatais como o Ministério de Agricultura, Saúde e Educação e, ainda, autoridades políticas e administrativas, além das organizações não governamentais comprometidas com trabalho para o desenvolvimento.
Dada a importância e a relevância do tema, o seu impacto em diferentes níveis (económico, social, política, entre outro), os principais parceiros internacionais desse projecto são: Banco Mundial, OMS, FAO, FMI, BAD. Quanto aos nacionais são: Ministério da Saúde, CST, Associação dos Agricultores de São Tomé e Príncipe.
Recursos Humanos
- 4 Motoristas com categoria de Ligeiros profissional
- 2 Nutricionistas
- 1 Segurança
- 8 Funcionários Colaboradores
- 2 Empregada de Limpeza
- 3 Contabilista
- 1 Gestor
- 1 Responsável pela logística
Recursos Materiais
- 4 Computadores de Mesa
- 2 Carrinhas de marca Dina
- 1 Carrinha Ylux
- 10 Baldes Grande
- 20 Cestas
- 5 Ar condicionado
- 1 Gerador
- 5 Arcas
Análise de Risco
O projecto apresenta um leque de benefícios e possibilidades de ser aprovados e executados com êxito. Não obstante a isso, a semelhança de qualquer outro projecto, tem risco.
Os factores de risco que poderão impossibilitar a execução do projecto em causa são de caracter naturais e ao nível político (ou governamental). Dentre eles, passamos a citar: alterações climáticas, inflação, mercado dos consumidores.
Quanto a inflação e mercado dos consumidores, o nosso projecto não será influenciado em grande escala, visto que ainda assim, haverá consumidores, porque os produtos que serão comercializados e distribuídos serão consumidos devido a sua importância para a saúde. Embora o consumo não será como planeado, a equipe coordenadora do projecto estarão em condições suficientes para se adaptarem e com equipamentos que lhes auxiliarão na solução de tais problemas ou risco que poderão advir no que diz respeito a estes factores de risco.
Quando se trata de questões climáticas, o projecto terá um plano alternativo. Este plano será em função da não produção ou desastres sobrenaturais que poderão afectar a produção e ou fornecimentos de recursos para o desenvolvimento das actividades.
Devido a incapacidade de prever tais eventos, o projecto não terá só um, ou seja, único armazém de forma com que todos os produtos estejam agrupados por mais de uma semana. O que facilita a não ter grandes perdas.
Como já citado anteriormente, o local principal para a alocação dos produtos será no armazém da empresa e quando estiver a lotar, os próprios produtores armazenarão nos seus estoques, e dada a característica da empresa, dificilmente teremos lotação, visto que apostaremos muito na distribuição a tempo, de forma a evitar tais riscos.
Análise de mercado
O consumo de nutrientes, ou seja, produtos altamente nutritivos, constitui um factor altamente determinante para a questão da saúde pública.
O nosso mercado dispõe de pequenos grupos de produtores e comerciantes que de forma genérica não garante produtos suficiente para uma boa saúde dado o tamanho da população existente no nosso país.
Actualmente as grandes empresas que comercializam esses produtos e que garante de forma saudável esses mesmos produtos, não apresentam um leque de requisitos, ou seja, não apostaram na divulgação ou descentralização desses mesmos produtos de forma a todos poderem desfrutar desses nutrientes.
Neste trabalho, em função das dinâmicas do mercado, dada a demanda desses mesmos produtos nutritivos, energéticos e não só, queremos de forma eficiente e eficaz, fazer chegar a toda a população esses produtos e para que o seu consumo não seja um problema para elas, mas, uma possibilidade de melhorar a saúde e apostar no seu consumo dada ao benefício que o mesmo trará para a população.
É do conhecimento que o consumo dos produtos agrícolas são poucos consumidos na nosso pais, por diversos motivos, nomeadamente o elevado preço do mercado, condições higiénicas, questões geoestratégicas e a qualidade dos mesmos.
Análise das Viabilidades
Viabilidade Financeira
Este projecto, segue a risca, o mesmo perfil em relação a outros projectos de investimento no tocante ao financiamento.
O projecto está orçado num montante de 500,000,000,00 $ (Quinhentos Milhões de Dólares Norte americano).
Os financiadores para a concretização do mesmo serão: Banco Mundial, BAD (Banco Africano para o Desenvolvimento), Governo Santomense, FAO.
No que respeita a esta parte, o financiamento será em três fases negociáveis. A primeira fase será para a requalificação da área, preparação e aquisição dos equipamentos para mobilizar e garantir a adesão do publico e os produtores.
A segunda parte do financiamento será destinado a compra dos equipamentos de cultivos, meios rolantes, equipamentos electrónicos, materiais para o armazém e escritório.
A terceira parte será destinado ao pagamento do pessoal envolvidos, Mídias sociais para a divulgação do mesmo, e se necessário fortalecer na logística.
Viabilidade Económica
Como o projecto não será totalmente de caracter social, ou seja, sem fins lucrativos, há que se ter algum capital para a permanecia no mercado e garantir caso houver corte com algum financiador.
A essência do projecto é de promover hábitos alimentares saudáveis e nutritivos. Na sua realização ou durante desenvolvimento do mesmo, contaremos com alguns produtores e não só.
Em função do estudo do mercado apresentado no capítulo IV, podemos verificar que o nosso projecto terá o retorno nos investimentos, visto que as políticas do preço não fugirão tanto das do mercado.
No que tange aos cálculos financeiro-contábil, a eficácia e as efectividades, o projecto contará com RH qualificados e com competências nas áreas de gestão que procurarão manter o equilíbrio financeiro, garantindo que o benefício seja menor em relação aos custos, resolução dos problemas afecto ao desenvolvimento do projecto.
Sendo estes, os factores determinantes para a continuidade do projecto independentemente da renovação do ou não do financiando.
Viabilidade Política
Na alínea 1 do artigo 50º da Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe diz-nos que: “Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender”.
É com essa premissa que nos motiva na realização deste projecto de investimento, visto que o mesmo insere nas políticas governamental.
Assegurar a saúde da população constitui dentre as políticas de acções do governo, principal tarefa devido a sua abrangência os impactos que o mesmo poderá trazer para a população, reflectindo assim, para a economia, o desenvolvimento, políticas e não só.
Este projecto, não só por inserir na política governamental, também constitui uma necessidade urgente para cada individuo em particular. As políticas de acção do mesmo não foge os termos legais vigente no país nem tampouco contrapõe as das instituições do país.
Viabilidade Social
Procurar por uma vida sã e saudável, é comum a toda a população. É esta máxima que na base da realização deste projecto de investimento.
Em função dos estudos e as análises feitas, constatamos que a população tem consumido e apostado muito nos produtos com elevados níveis de componentes químicos nas suas refeições. E por essa razão, não se verifica, ao nível das populações, pessoas saudáveis como outrora.
Sendo assim, este projecto irá inserir na população levando a eles, os benefícios e ganhos que se os mesmos aderirem ao projecto naquilo que é a essência do mesmo.
Em função daquilo que foi dito, e daquilo que é a necessidade da população no eu diz respeito a nutrição, podemos, com a realização do mesmo, garantir a auto-sustentabilidade social.
Viabilidade Ambiental
Como qualquer outro projecto, requer sacrifícios não só financeiros, materiais, como também ambiental.
Entretanto, em função daquilo que é a política do Governo no que respeita ao meio ambiente, procuraremos ao máximo, não exceder o limite da área cultivo de maneira que os agricultores e não só, não venha a usufruir demasiado o que a natureza poderá fornecer, de forma a não virmos a causar danos a natureza e consequentemente a vida humana.
Por tanto, garantimos a sustentabilidade ambiental, nos que respeita tanto ao uso dos recursos que o mesmo nos oferecerá e as partições da terra que beneficiaremos como também ao uso do mesmo no que se refere aos produtos injectado na terra.
Viabilidade Técnica
A realização deste projecto contará, alem dos financiadores e parceiros, com a colaboração directa dos técnicos da direcção da agricultura, pecuária e informáticos para a formação e treinamentos dos pessoais afecto ao projecto.
A equipe responsável, que dará todo o suporte durante o projecto será os da empresa em colaboração com os técnicos que, directamente, estarão no desenvolvimento do projecto e os que posteriormente serão chamados, mediante termos legais a colaborarem no mesmo.
O orçamento para o mesmo será num montante de 10.000,00 $ (Dez Mil Dólares Norte Americano).
Estratégia Competitiva
Estratégia de Marketing
Analisaremos aspectos mercadológicos relativo ao produto, preço, canais de distribuição e a divulgação dos mesmos.
Nossos produtos são: hortaliças, bananas, matabala, fruta-pão, batata doce, yame, goiabada, milho, mamão, abacaxi, sape-sape, entre outros. São produtos que a nossa população carece e os mesmos são produzidos localmente, e que contribuem eficazmente para a boa nutrição.
Em estratégia de preços, serão analisados diversos factores, mas, sobretudo, a questão da qualidade e preço acessível ao consumidor. Levaremos em conta os custos de matérias primas, e venderemos com preço competitivo aos nossos concorrentes não fugindo a esfera daquilo que é o poder de compra da população.
A principal linha de distribuição será do produtor para a empresa e posteriormente para o consumidor. A linha auxiliar será em função da produção, se esta for em massa ou elevado, a distribuição poderá ser directa aos consumidores, não fugindo o preço do mercado (supermercados, pessoas singulares).
Em divulgação, utilizaremos meios eficazes e que atinjam nosso público alvo: 1.000 folhetos/catálogos para apresentarmos o nosso portfólio em visitas. Além disso, utilizaremos à rádio, televisão, internet (Sites, Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp), Jornal Tela Non, O Parvo. Com esse material de apoio, mais a publicidade boca a boca, e as visitas de vendas, atingiremos nosso público alvo.
CRONOGRAMA “ Fases do Projecto "
Anos / Meses
Etapas
/ Fases
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2019
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2020
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2025
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2030
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2035
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2045
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1º
Trim
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2º
Trim
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3º
Trim
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4º
Trim
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Estudo
do Mercado
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Análise
e Levantamento dos Dados / Requisitos
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Elaboração,
Análise e Aprovação do Projecto
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Edifícios,
Construções
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Compra
dos Materiais
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Contratação
de Pessoal
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Início
das Actividades
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Análise
dos Impactos
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Análise
e Revisão do Plano de acção
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Avaliação
do Empreend
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Fim
do Projecto
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Conclusão e Recomendação
Com a realização deste trabalho, chegamos a perceber que na elaboração e análise de qualquer projecto de investimento, há que se ter em conta diversos factores, dada a importância do mesmo para o projecto.
A análise das viabilidades e do mercado constitui pilares de quaisquer projectos. O tratamento errado dos mesmos, definirão o curso dos investimentos.
Tivemos algumas limitações na elaboração e análise do projecto, devido alguns factores, como o tempo, que nos impossibilitou uma elaboração e análise mais profunda, a semelhança de um investimento real.
Referencias Bibliográfica
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Apontamentos da cadeira Análise de Investimento Público e Privado.
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Infor. Autor: