Analise do Índece de Produção - Séries Temporais


Introdução

Segundo Gomes (2005), Séries Temporais é uma sucessão de observação evoluindo no tempo e igualmente espaçada onde a ordem de recolha desempenha um papel importante.

Acrescenta, ainda, que o seu estudo consiste em procurar descobrir o modelo matemático que melhor descreve o comportamento do fenómeno que lhe está subjacente, a fase de modelação. 

Após se ter contruído o modelo que melhor descreve a evolução dos dados em causa, surge então a previsão.

Série Temporal é um conjunto de observações sobre uma variável, ordenado no tempo, espaço, profundidade, e não só, e registrado em períodos regulares.

Para Morettin e Toloi (1981) e Chafifield (200), citado por Xavier (2016), os objectivos de se analisar uma série temporal são: Descrição: compreender o mecanismo gerador da série. Explicação: construir modelos que permitam explicar o comportamento da série no período observado. Controle de Processos e Previsão: prever valores futuros com base em valores passados com a finalidade de fazer planos a longo, médio e curto prazo e tomar decisões apropriadas.

Anderson (1976) nos diz que são três as etapas de para construção do modelo: Identificação; Estimação; Verificação; Previsão.

Clica para adquirir o documento completo em PDF

Mensagens populares deste blogue

Comitê de Libertação de São Tomé e Príncipe

Exame de Cálculo Financeiro Resolvido

Cálculo Financeiro - Exercício Resolvido

Custeio por Ordem de Produção

Análise de Componentes Principais (ACP) - SPSS

Cultura Organizacional

Perfume de Mulher - Resumo