Sociedade dos Poetas Mortos - Reflexão


A obra busca a reflexão sobre o sistema de ensino actual, que ainda hoje apresenta muitas semelhanças com os valores tradicionalistas apresentados no filme. Isso pode ser percebido não apenas no ensino, mas também na própria sociedade, voltada a produzir mão de obra barata e especializada e suprimindo os anseios e as individualidades de cada ser humano.
O tema central abordado pelo filme Sociedade dos Poetas Mortos é a constante conflito entre as necessidades e vontades dos jovens de viverem intensamente, bloqueada por um sistema de ensino rígido e autoritário que tolhe dos alunos a busca por outras visões de mundo. O catalisador desse conflito é o visionário professor John Keating, que surge para instigar em sua nova turma o pensamento crítico e pessoal.
Mas o espaço para a criação e desenvolvimento do extraordinário é, por vezes, limitado. Em uma sociedade em que o pensamento colectivo é massificado e automatizado, pessoas como Keating lutam para que se possa ter ideias e vontades próprias.
O filme critica fortemente a sociedade que, apoiada em muletas de ideias vazias, evita estimular em si mesma a visão extraordinária de pensadores e poetas mortos. Esses últimos são a base que norteia todos os pensamentos do professor, com citações e referências a grandes clássicos da literatura internacional.
Sociedade dos Poetas Mortos é um filme imperdível, principalmente para aqueles envolvidos com educação e pedagogia. Afinal, a obra busca alimentar ideais de reformulação e fomenta os sonhos da juventude que tem tanto acesso à informação nos dias de hoje.



Disciplina: Sociologia Organizacional/ Sociologia Aplicada as Organizações

Mensagens populares deste blogue

Comitê de Libertação de São Tomé e Príncipe

Exame de Cálculo Financeiro Resolvido

Cálculo Financeiro - Exercício Resolvido

Custeio por Ordem de Produção

Análise de Componentes Principais (ACP) - SPSS

Cultura Organizacional

Perfume de Mulher - Resumo