Exercícios Resolvidos - Sociologia Organizacional
Unidade
1
1.
Com base nos conhecimentos adquiridos no estudo da disciplina responda: o que é
Sociologia? Qual o objeto de estudo da Sociologia?
R: A Sociologia é a ciência do
social. Estudo metódico e sistemático das relações e fatos sociais, dos fatos
produzidos pelo homem em sociedade.
O objeto de
estudo da sociologia são os fatos sociais, os fenômenos sociais – aspectos da
vida em sociedade que modelam as ações do indivíduo.
2.
Vimos que as Relações Sociais estão presentes em todos os momentos da vida em
sociedade, determinando o modo humano de ser e favorecendo a nossa sobrevivência.
Com base nestes estudos, enumere (de 1 a 6) os termos que seguem, estabelecendo
a ordem correta da manifestação dos citados fenômenos na existência humana:
(
) Satisfação.
(
)
Necessidades.
(
) Acomodação.
(
)
Relação.
(
)
Paradigma.
( )
Trocas.
( 3 ) Satisfação.
( 1 ) Necessidades.
( 6 ) Acomodação.
( 4 ) Relação.
( 5 ) Paradigma.
( 2 ) Trocas.
3.
Justifique a ordem (de 1 a 6) que você estabeleceu nos termos da questão 2.
R: A vida não nos é dada pronta. Ao nascer, e ao longo da vida, temos
muitas necessidades (1). Para suprir
estas necessidades, estabelecemos trocas
(2) com o meio e com os outros indivíduos. Muitas destas trocas produzem a satisfação (3) das necessidades
sentidas. Este sentimento de satisfação transforma a troca num hábito, numa relação social (4). A relação que
satisfaz determinada necessidade gera um padrão de relação e comportamento, um paradigma (5). O paradigma facilita a
sobrevivência do indivíduo e do grupo, gerando conforto e acomodação (6) na busca da satisfação das necessidades.
4. Vimos
que a introdução de uma nova tecnologia no contexto social produz mudanças nas
relações sociais e na convivência humana. Vivemos em um tempo de aceleradas
mudanças tecnológicas, incessantemente buscadas e utilizadas. Qual a
conseqüência deste cenário de mudanças tecnológicas contínuas para a
convivência humana e para as instituições sociais?
R: As relações sociais geram
padrões de comportamento que se transformam em paradigmas, modelos de relações
permanentes e estáveis que favorecem a convivência humana e, quando
formalizados, determinam o surgimento das instituições sociais. Um contexto
durável, homogêneo, estável.
Não é esta a realidade das novas tecnologias. Elas introduzem no
contexto social, novos meios que servem mais comodamente ao ser humano na busca
da satisfação de suas necessidades. Na sociedade tecnológica da qual fazemos
parte, elas são incessantemente buscadas, criadas, utilizadas. Com muita
rapidez se tornam obsoletas e são substituídas por outras.
Neste cenário (a sociedade tecnológica) a convivência humana
(relações entre as pessoas) e as instituições sociais, tendem a ter o seu tempo
e a sua dinâmica determinados pelo tempo célere das novas tecnologias e correm
o risco de se tornarem descartáveis, obsoletas, ultrapassadas.
Unidade
2.
1. Socialização é:
(Assinale as alternativas corretas)
( ) Internalização dos valores do grupo pelo
indivíduo;
( ) Aprendizagem permanente dos valores do
grupo social;
( ) Processo de transformação do indivíduo em
indivíduo social.
( ) Afirmação da personalidade individual
perante o grupo social;
R:
( X) Internalização dos valores do grupo
pelo indivíduo;
( X) Aprendizagem permanente dos valores do
grupo social;
( X) Processo de transformação do indivíduo
em indivíduo social.
( )
Afirmação da personalidade individual perante o grupo social;
Nota: A socialização implica no respeito a personalidade
do indivíduo mas não se dá com a afirmação da personalidade individual perante
o grupo social, pois exige a adaptação desta ao grupo.
2. Com base no conceito de
cultura apresentado pelo material didático da disciplina, comente a afirmação:
“A cultura é a expressão da vida criadora de um povo”.
R: Vimos que a Cultura é a totalidade das produções, vivências,
criações, símbolos e significados compartilhados e convencionados pelos membros
de um conjunto social. Cultura é tudo o que é criado, vivido, compartilhado e mediado
pelos membros de uma sociedade. A cultura produz as realidades materiais e
imateriais necessárias para a sobrevivência e convivência entre os seres
humanos. Expressa, por estas realidades, a atividade criadora dos indivíduos,
grupos sociais e povos.
3. “A cultura de uma
organização é uma subcultura do conjunto social”. Você concorda com esta
afirmação? Sim? Não? Justifique.
R: Espera-se que o acadêmico apresente argumentos favoráveis ao
enunciado da questão. Como vimos no nosso material didático, a cultura de uma
sociedade não é homogênea. Ela é formada de subculturas, espaços com
peculiaridades próprias, recursos, relações e modelos diferenciados de
satisfação das necessidades dos indivíduos e grupos sociais. Uma organização é
um instrumento, uma criação cultural que materializa, formaliza este espaço
peculiar e característico de relações.
4. “Sem que os traços
culturais sejam levantados, compreendidos, avaliados em seu conjunto, qualquer
tentativa de mudança tende, no longo prazo, a resultar ineficiente”. Com base
nesta afirmação do material didático da disciplina, estabeleça a relação entre
sociologia e administração.
R: Vimos que cada organização tem sua própria cultura. Nem sempre os
traços culturais da organização vêem de encontro aos objetivos da organização. Quando
não, cabe ao administrador promover as mudanças que se fizerem necessárias e
isto só será possível com a identificação, compreensão e avaliação dos traços
culturais e da série de vínculos que conectam tais traços uns aos outros. Lembre-se
que os traços culturais não se expressam isoladamente e as intervenções do
administrador sobre eles também não podem ser pensadas isoladamente. Só assim
será possível compreender a rede constituída de traços culturais
interconectados que forma a cultura da organização a ser administrada e o
objetivo de implantar mudanças será mais facilmente alcançado.
Unidade
3
1. Das sentenças listadas
abaixo, assinale aquelas que manifestam as características das organizações.
( ) Uma unidade social com objetivos próprios;
( ) Um conjunto de pessoas e grupos com
interesses comuns;
( ) Pessoas com os mesmos objetivos e
valores;
( ) Unidade social com hierarquia definida e
tempo delimitado.
R:
( X )
Uma unidade social com objetivos próprios;
( X )
Um conjunto de pessoas e grupos com interesses comuns;
( X )
Pessoas com os mesmos objetivos e valores;
( ) Unidade social com hierarquia definida e
tempo delimitado.
Nota: a organização é uma unidade social com
hierarquia definida, mas com a pretensão de continuidade de permanência no
tempo.
2. Apresente o conceito de rede
de papeis ou papel social; e depois, liste os papéis sociais desempenhados por
você na família, na empresa (local onde exerce atividade profissional); no
bairro (local de moradia); no clube (associação esportiva, religiosa ou outra).
R: Rede social ou rede de papéis ou papel social é o comportamento
apresentado pelas pessoas de acordo com as expectativas já estabelecidas pela
sociedade para uma determinada função social ou exercício profissional.
Papel Social é o conjunto,
relativamente numeroso, de diversos papéis que cada membro da sociedade
desempenha, de modo relativamente independente, em seu dia a dia e/ou ao longo
da vida.
Lista de papéis. Espera-se que o acadêmico
liste os papéis desempenhados por ele nos diferentes âmbitos sociais dos quais
faz parte, estabelecendo assim a sua rede social.
3. Vimos que os papéis que
desenvolvemos na sociedade são resultantes de uma construção cultural, com modelos
de comportamento e posição social diferenciados. Isto também se aplica às
organizações onde, terá mais prestígio e conseqüentemente mais salário quem
exerce o papel que melhor responde pelas necessidades da organização. Com base
neste enunciado, escolha uma organização da qual você faz parte e verifique a
aplicabilidade ou não deste conceito.
R: Espera-se que o acadêmico analise uma organização, se intere dos
objetivos e necessidades desta no cumprimento da sua missão; elabore uma
reflexão textual sobre os papéis desempenhados, sobre a posição e o status que
o indivíduo ocupa na organização e sobre a pertinência ou não, no caso
observado, do enunciado na questão: terá mais prestígio e conseqüentemente mais
salário quem exerce o papel que melhor responde pelas necessidades da
organização.
4. Muitas
das organizações formais que conhecemos surgiram em ambientes organizacionais marcados
pela informalidade, onde as características da organização estavam expressas
muito mais na mente das pessoas do que nos regulamentos e estatutos. Demonstre
com as suas palavras o itinerário desta mudança que paulatinamente transforma
organizações informais em formais.
R: Vimos que uma organização é
um conjunto de pessoas com objetivos definidos, interesses e valores comuns,
formas próprias de relacionamento, coordenação definida e espaço de atuação
delimitado e com relativa continuidade no tempo.
As organizações formais são aquelas onde podemos identificar de modo
claro as formas e os modelos de relacionamento entre todos os membros, os
interesses e os valores a preservar, as regras e as políticas de procedimentos,
os campos e os limites de atuação. As relações são impessoais e os papéis de
cada membro ou categoria são claramente definidos pelos gestores, regulamentos
e normas.
As organizações informais são aquelas onde encontramos espaço para
relações não previstas; onde as características da organização estão expressas
muito mais na mente dos participantes do que positivadas nos regulamentos e
estatutos. Nestas, encontramos mais oportunidade para a expressão dos
sentimentos e o estabelecimento de relações pessoais.
O itinerário da
transformação: Na medida em que as
organizações crescem e aumenta o número dos seus membros ou a precisão de seus
objetivos, ou o surgimento de uma hierarquia, há sempre um conjunto de relações
e/ou de interações que também vão surgindo de modo natural e espontâneo entre
os membros e que não estão previstas e/ou formalmente definidas. Tais relações
e interações que normalmente ignoram posições estruturadas ocupadas, em seu
início, assumem uma importância bastante significativa e aos poucos vão sendo
formalizadas, isto é, assumem estruturas próprias.
Unidade
4
1. Com base nos estudos realizados
na nossa disciplina, justifique a afirmação de que os “padrões de
relacionamentos”, formados nas organizações, se constituem num segundo processo
de socialização.
R: Vimos na Unidade 2 que a socialização implica em um processo de
adaptação da personalidade do indivíduo à “personalidade” do grupo social. Num
primeiro momento este processo se dá na relação do indivíduo com a cultura na
qual está inserido e da qual faz parte.
Ao adentrar no mundo das organizações o indivíduo
encontra uma subcultura, com objetivos mais específicos e claros do que os da
própria cultura, com os seus valores, tecnologias, estrutura de relações e
todos os demais elementos que compõem um contexto cultural.
Mais uma vez, se faz necessário um processo
de adaptação da personalidade do indivíduo à “personalidade” da subcultura da
organização, ou seja, um segundo processo de socialização, que tornará o
indivíduo apto para a convivência na organização.
2. O nosso material didático
afirma que este segundo processo de socialização precisa ser “coerentemente
construído” sobre o primeiro processo de socialização. Que conseqüências podem
ser observadas, para o indivíduo e para as organizações, se está coerência não
for observada?
R: Esta questão apresenta um grau de dificuldade superior, pois exige
reflexão sobre os conteúdos estudados para a elaboração da resposta.
É necessário
retomar a reflexão explicitada no gabarito da questão anterior. São dois
movimentos distintos de socialização: um de adaptação da personalidade do
indivíduo à “personalidade” do grupo social (cultura); e outro de adaptação da
personalidade do indivíduo à “personalidade” da organização. O segundo
movimento dever ser coerentemente construído sobre o primeiro. Para que o
segundo movimento seja possível, é necessário que o indivíduo reconheça na
“personalidade” da organização elementos culturas próximos dos referenciais
assimilados por ele durante o primeiro processo de adaptação.
Se esta
coerência não for observada no segundo processo de socialização, a adaptação
não se dará e encontraremos, nas organizações, indivíduos desajustados, fora de
lugar e desencontrados com o contexto social da organização na qual estão
inseridos. Tal desajuste traz insatisfação e frustração para os indivíduos e
compromete o desempenho destes frente às metas da organização.
3. “Não existe vento
favorável para aquele que não sabe para onde vai”. Relacione esta frase do
filósofo romano Sêneca (4 aC - 65 dC) com a importância dos objetivos, valores
e tecnologia para uma organização.
R: Sêneca destaca a importância de termos objetivos claramente
definidos. Os objetivos são algo que a organização ou o indivíduo se esforça
por conseguir quando lhe falta e por manter quando possui. Se o indivíduo ou a
organização não sabe para onde vai, todo vento é contrário. Os objetivos dizem
para onde queremos ir. Os valores, as disposições e os critérios de julgamento
com os quais contamos nesta viagem, o que nos permitimos fazer ou não fazer. As
tecnologias, os meios com os quais contamos para chegar ao destino traçado.
4. Segundo os estudos
realizados na disciplina, porque podemos afirmar que a presença de “massa
crítica” impede que a acomodação tome conta da organização?
R: A “massa crítica” é um dos aspectos que devemos considerar na
análise do contexto social para a implantação de mudanças na dinâmica das
organizações. A presença de “massa crítica” possibilita à organização voltar-se
para o que já está sendo feito, repensá-lo e fazê-lo melhor. A “massa crítica”
permite que a organização componha informações e desenvolva conhecimentos. Ela
esta presente em contextos organizações que desenvolveram sua capacidade de
autocrítica e buscam melhorias no desempenho e resultados. Esta presença impede
que a acomodação tome conta da organização.
Unidade
5
1. Quando surge, na história
da moderna administração, a preocupação em conhecer os indivíduos e grupos que
compõem as organizações? Que razões justificam esta preocupação?
R: Foi a partir da Escola de Relações Humanas, na década de 1930, com Elton Mayo (1880-1949) que o
ambiente empresarial passou a ser objeto de estudos mais específicos dos grupos
e das lideranças. Os estudos conduzidos por Mayo chegaram à conclusão de que a
integração social dos empregados, o reconhecimento e a aprovação social, os
grupos informais que se formavam e os aspectos emocionais dos empregados
definiam com muito mais propriedade o resultado do trabalho do que simplesmente
os métodos mecanicistas. A partir dessa pesquisa, surgiu a preocupação em
construir conhecimentos sobre indivíduos e grupos dentro da organização. A
cultura da organização volta a ser tomada como tema de preocupações e de
estudos no final dos anos de 1970, com amplo desenvolvimento nos anos de 1980.
O interesse dos estudos fundava-se na tomada
de consciência de que fatores culturais exercem influência no processo
administrativo, ora às claras, em situações fáceis de perceber, ora às
escondidas, em circunstâncias cuja percepção somente se obtinha por métodos
investigativos indiretos. Fica estabelecida a compreensão de que os fatores
culturais são um diferencial entre as organizações mais bem-sucedidas e as
menos bem-sucedidas, o que justifica plenamente a preocupação da nova
administração em conhecer os indivíduos
e grupos que compõem as organizações.
2. Sobre a Análise
Transacional, assinale com “V” as sentenças verdadeiras; e com “F” as sentenças
falsas:
( ) A análise transacional analisa os relacionamentos
humanos que se dão nos grupos e organizações;
( ) A análise transacional aplica
conhecimentos da psiquiatria e da psicologia à estrutura e dinâmica das
organizações e grupos;
( ) A análise transacional considera as
relações como transações que se estabelecem entre as pessoas;
( ) Para a análise transacional a pessoa
estabelece suas relações a partir de três estados distintos de seu ego: Pai,
Adulto, Criança.
R:
( V ) A análise transacional analisa os
relacionamentos humanos que se dão nos grupos e organizações;
( F ) A análise transnacional se ocupa dos
aspectos materiais das trocas estabelecidas entre as pessoas e grupos;
( V ) A análise transacional considera as
relações como transações que se estabelecem entre as pessoas;
( V ) Para a análise transacional a pessoa
estabelece suas relações a partir de três estados distintos de seu ego: Pai,
Adulto, Criança.
Nota: A análise transacional considera as
relações (trocas) estabelecidas entre as pessoas e diz que estas se dão a
partir de três estados distintos de seu ego: o estado de Pai (P), o estado de
Adulto (A) e o estado de Criança (C). Quando estas trocas se dão em aspectos
materiais, tais como a compra de um objeto, por exemplo, pouco se tem a
analisar. A análise transacional não se ocupa dos aspectos materiais das trocas
estabelecidas entre as pessoas e grupos.
3. Com base nos conteúdos
estudados no material didático da disciplina, estabeleça um paralelo (relação,
aproximação) entre os três estados distintos do ego - Pai, Adulto, Criança, a
partir dos quais o indivíduo estabelece as suas relações - segundo a teoria da
análise transacional; e o caráter, marca ou tendência Institucional,
Tecnológica ou Expressiva, das organizações.
R: Espera-se que
o acadêmico estabeleça a relação entre o estado de Pai, do qual o sujeito estabelece as suas relações e o caráter Institucional da Organização. Em comum,
uma valorização acentuada dos preceitos, das normas, das regras de conduta e
dos regulamentos, dos padrões, da hierarquia e das posições, da autoridade, do
uso de poder, dos horários, dos rituais e das crenças, dos valores que se
cultivam implícita ou explicitamente, das sanções e das aprovações.
Espera-se que o acadêmico
estabeleça a relação entre o estado de Adulto,
do qual o sujeito estabelece as suas relações e o caráter Tecnológico da Organização. Em comum, a valorização dos dados
objetivos, dos resultados perseguidos ou obtidos, os procedimentos
metodológicos utilizados, a importância atribuída ao conhecimento, a
atualização constante de seus membros, o uso da hierarquia como instrumento de
resultados e não de poder, o tratamento e a importância atribuídos aos dados do
mercado de seus produtos e ao aspecto tecnológico.
Espera-se que o acadêmico
estabeleça a relação entre o estado de Criança,
do qual o sujeito estabelece as suas relações e o caráter Expressivo da Organização. Em comum, o lugar e a oportunidade para que os participantes
expressem seus sentimentos, sejam eles positivos (alegria, amor, amizade,
carinho, entusiasmo, admiração, simpatia, medo, malícia, fair-play,
apatia etc.), sejam eles negativos (tristeza, raiva, ódio, medo, decepção,
inveja etc.).
4. Realize uma pesquisa
sobre os pressupostos básicos da cultura descritos no quadro abaixo. Depois,
escolha uma organização que você conhece, recolha informações sobre ela e
complete o quadro a abaixo com as informações colhidas junto a organização que
você escolheu para observar:
Pressupostos da Cultura
|
Cultura da Organização
|
Valores
|
Que valores são propagados e cultivados na
organização.
|
Crenças
|
Quais as crenças (no que realmente se
acredita) presentes explicitamente ou veladamente na organização.
|
Ritos
|
Que gestos, atitudes, comportamentos,
marcam a rotina da organização.
|
Histórias e Mitos
|
Que histórias são contadas para fortalecer
os valores, crenças e ritos da organização.
|
Tabus
|
Que atitudes e comportamentos são
terminantemente proibidos e inaceitáveis.
|
Heróis
|
Quem são os personagens principais das
histórias e mitos da organização.
|
Normas
|
Normas, regras, regulamentos que devem ser
observados.
|
Processo de Comunicação
|
Como se dá o processo de comunicação entre
os membros e entre as diferentes instâncias da organização.
|
Disciplina: Sociologia Organizacional/ Sociologia Aplicada as Organizações
Licen. Wadiley Nascimento.