Exercícios Resolvidos - Sociologia Organizacional

Unidade 1

1. Com base nos conhecimentos adquiridos no estudo da disciplina responda: o que é Sociologia? Qual o objeto de estudo da Sociologia?
R: A Sociologia é a ciência do social. Estudo metódico e sistemático das relações e fatos sociais, dos fatos produzidos pelo homem em sociedade.
O objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais, os fenômenos sociais – aspectos da vida em sociedade que modelam as ações do indivíduo.

2. Vimos que as Relações Sociais estão presentes em todos os momentos da vida em sociedade, determinando o modo humano de ser e favorecendo a nossa sobrevivência. Com base nestes estudos, enumere (de 1 a 6) os termos que seguem, estabelecendo a ordem correta da manifestação dos citados fenômenos na existência humana:
(    ) Satisfação.
(    ) Necessidades.
(    ) Acomodação.
(    ) Relação.
(    ) Paradigma.
(    ) Trocas.
R:
( 3 ) Satisfação.
( 1 ) Necessidades.
( 6 ) Acomodação.
( 4 ) Relação.
( 5 ) Paradigma.
( 2 ) Trocas.



3. Justifique a ordem (de 1 a 6) que você estabeleceu nos termos da questão 2.
R: A vida não nos é dada pronta. Ao nascer, e ao longo da vida, temos muitas necessidades (1). Para suprir estas necessidades, estabelecemos trocas (2) com o meio e com os outros indivíduos. Muitas destas trocas produzem a satisfação (3) das necessidades sentidas. Este sentimento de satisfação transforma a troca num hábito, numa relação social (4). A relação que satisfaz determinada necessidade gera um padrão de relação e comportamento, um paradigma (5). O paradigma facilita a sobrevivência do indivíduo e do grupo, gerando conforto e acomodação (6) na busca da satisfação das necessidades.

4. Vimos que a introdução de uma nova tecnologia no contexto social produz mudanças nas relações sociais e na convivência humana. Vivemos em um tempo de aceleradas mudanças tecnológicas, incessantemente buscadas e utilizadas. Qual a conseqüência deste cenário de mudanças tecnológicas contínuas para a convivência humana e para as instituições sociais?
R: As relações sociais geram padrões de comportamento que se transformam em paradigmas, modelos de relações permanentes e estáveis que favorecem a convivência humana e, quando formalizados, determinam o surgimento das instituições sociais. Um contexto durável, homogêneo, estável.
Não é esta a realidade das novas tecnologias. Elas introduzem no contexto social, novos meios que servem mais comodamente ao ser humano na busca da satisfação de suas necessidades. Na sociedade tecnológica da qual fazemos parte, elas são incessantemente buscadas, criadas, utilizadas. Com muita rapidez se tornam obsoletas e são substituídas por outras.
Neste cenário (a sociedade tecnológica) a convivência humana (relações entre as pessoas) e as instituições sociais, tendem a ter o seu tempo e a sua dinâmica determinados pelo tempo célere das novas tecnologias e correm o risco de se tornarem descartáveis, obsoletas, ultrapassadas.  


Unidade 2.

1. Socialização é: (Assinale as alternativas corretas)
(    ) Internalização dos valores do grupo pelo indivíduo;
(    ) Aprendizagem permanente dos valores do grupo social;
(    ) Processo de transformação do indivíduo em indivíduo social.
(    ) Afirmação da personalidade individual perante o grupo social;
R:
( X) Internalização dos valores do grupo pelo indivíduo;
( X) Aprendizagem permanente dos valores do grupo social;
( X) Processo de transformação do indivíduo em indivíduo social.
(    ) Afirmação da personalidade individual perante o grupo social;

Nota: A socialização implica no respeito a personalidade do indivíduo mas não se dá com a afirmação da personalidade individual perante o grupo social, pois exige a adaptação desta ao grupo.

2. Com base no conceito de cultura apresentado pelo material didático da disciplina, comente a afirmação: “A cultura é a expressão da vida criadora de um povo”.
R: Vimos que a Cultura é a totalidade das produções, vivências, criações, símbolos e significados compartilhados e convencionados pelos membros de um conjunto social. Cultura é tudo o que é criado, vivido, compartilhado e mediado pelos membros de uma sociedade. A cultura produz as realidades materiais e imateriais necessárias para a sobrevivência e convivência entre os seres humanos. Expressa, por estas realidades, a atividade criadora dos indivíduos, grupos sociais e povos.

3. “A cultura de uma organização é uma subcultura do conjunto social”. Você concorda com esta afirmação? Sim? Não? Justifique.
R: Espera-se que o acadêmico apresente argumentos favoráveis ao enunciado da questão. Como vimos no nosso material didático, a cultura de uma sociedade não é homogênea. Ela é formada de subculturas, espaços com peculiaridades próprias, recursos, relações e modelos diferenciados de satisfação das necessidades dos indivíduos e grupos sociais. Uma organização é um instrumento, uma criação cultural que materializa, formaliza este espaço peculiar e característico de relações.

4. “Sem que os traços culturais sejam levantados, compreendidos, avaliados em seu conjunto, qualquer tentativa de mudança tende, no longo prazo, a resultar ineficiente”. Com base nesta afirmação do material didático da disciplina, estabeleça a relação entre sociologia e administração.
R: Vimos que cada organização tem sua própria cultura. Nem sempre os traços culturais da organização vêem de encontro aos objetivos da organização. Quando não, cabe ao administrador promover as mudanças que se fizerem necessárias e isto só será possível com a identificação, compreensão e avaliação dos traços culturais e da série de vínculos que conectam tais traços uns aos outros. Lembre-se que os traços culturais não se expressam isoladamente e as intervenções do administrador sobre eles também não podem ser pensadas isoladamente. Só assim será possível compreender a rede constituída de traços culturais interconectados que forma a cultura da organização a ser administrada e o objetivo de implantar mudanças será mais facilmente alcançado.

Unidade 3

1. Das sentenças listadas abaixo, assinale aquelas que manifestam as características das organizações.
(     ) Uma unidade social com objetivos próprios;
(     ) Um conjunto de pessoas e grupos com interesses comuns;
(     ) Pessoas com os mesmos objetivos e valores;
(     ) Unidade social com hierarquia definida e tempo delimitado.
R:
(  X ) Uma unidade social com objetivos próprios;
(  X ) Um conjunto de pessoas e grupos com interesses comuns;
(  X ) Pessoas com os mesmos objetivos e valores;
(      ) Unidade social com hierarquia definida e tempo delimitado.

Nota: a organização é uma unidade social com hierarquia definida, mas com a pretensão de continuidade de permanência no tempo. 

2. Apresente o conceito de rede de papeis ou papel social; e depois, liste os papéis sociais desempenhados por você na família, na empresa (local onde exerce atividade profissional); no bairro (local de moradia); no clube (associação esportiva, religiosa ou outra).
R: Rede social ou rede de papéis ou papel social é o comportamento apresentado pelas pessoas de acordo com as expectativas já estabelecidas pela sociedade para uma determinada função social ou exercício profissional.
Papel Social é o conjunto, relativamente numeroso, de diversos papéis que cada membro da sociedade desempenha, de modo relativamente independente, em seu dia a dia e/ou ao longo da vida.
Lista de papéis. Espera-se que o acadêmico liste os papéis desempenhados por ele nos diferentes âmbitos sociais dos quais faz parte, estabelecendo assim a sua rede social.

3. Vimos que os papéis que desenvolvemos na sociedade são resultantes de uma construção cultural, com modelos de comportamento e posição social diferenciados. Isto também se aplica às organizações onde, terá mais prestígio e conseqüentemente mais salário quem exerce o papel que melhor responde pelas necessidades da organização. Com base neste enunciado, escolha uma organização da qual você faz parte e verifique a aplicabilidade ou não deste conceito.
R: Espera-se que o acadêmico analise uma organização, se intere dos objetivos e necessidades desta no cumprimento da sua missão; elabore uma reflexão textual sobre os papéis desempenhados, sobre a posição e o status que o indivíduo ocupa na organização e sobre a pertinência ou não, no caso observado, do enunciado na questão: terá mais prestígio e conseqüentemente mais salário quem exerce o papel que melhor responde pelas necessidades da organização.

4. Muitas das organizações formais que conhecemos surgiram em ambientes organizacionais marcados pela informalidade, onde as características da organização estavam expressas muito mais na mente das pessoas do que nos regulamentos e estatutos. Demonstre com as suas palavras o itinerário desta mudança que paulatinamente transforma organizações informais em formais.
R: Vimos que uma organização é um conjunto de pessoas com objetivos definidos, interesses e valores comuns, formas próprias de relacionamento, coordenação definida e espaço de atuação delimitado e com relativa continuidade no tempo.
As organizações formais são aquelas onde podemos identificar de modo claro as formas e os modelos de relacionamento entre todos os membros, os interesses e os valores a preservar, as regras e as políticas de procedimentos, os campos e os limites de atuação. As relações são impessoais e os papéis de cada membro ou categoria são claramente definidos pelos gestores, regulamentos e normas.
As organizações informais são aquelas onde encontramos espaço para relações não previstas; onde as características da organização estão expressas muito mais na mente dos participantes do que positivadas nos regulamentos e estatutos. Nestas, encontramos mais oportunidade para a expressão dos sentimentos e o estabelecimento de relações pessoais.
O itinerário da transformação: Na medida em que as organizações crescem e aumenta o número dos seus membros ou a precisão de seus objetivos, ou o surgimento de uma hierarquia, há sempre um conjunto de relações e/ou de interações que também vão surgindo de modo natural e espontâneo entre os membros e que não estão previstas e/ou formalmente definidas. Tais relações e interações que normalmente ignoram posições estruturadas ocupadas, em seu início, assumem uma importância bastante significativa e aos poucos vão sendo formalizadas, isto é, assumem estruturas próprias.

Unidade 4
1. Com base nos estudos realizados na nossa disciplina, justifique a afirmação de que os “padrões de relacionamentos”, formados nas organizações, se constituem num segundo processo de socialização.
R: Vimos na Unidade 2 que a socialização implica em um processo de adaptação da personalidade do indivíduo à “personalidade” do grupo social. Num primeiro momento este processo se dá na relação do indivíduo com a cultura na qual está inserido e da qual faz parte.
Ao adentrar no mundo das organizações o indivíduo encontra uma subcultura, com objetivos mais específicos e claros do que os da própria cultura, com os seus valores, tecnologias, estrutura de relações e todos os demais elementos que compõem um contexto cultural.
Mais uma vez, se faz necessário um processo de adaptação da personalidade do indivíduo à “personalidade” da subcultura da organização, ou seja, um segundo processo de socialização, que tornará o indivíduo apto para a convivência na organização. 

2. O nosso material didático afirma que este segundo processo de socialização precisa ser “coerentemente construído” sobre o primeiro processo de socialização. Que conseqüências podem ser observadas, para o indivíduo e para as organizações, se está coerência não for observada?
R: Esta questão apresenta um grau de dificuldade superior, pois exige reflexão sobre os conteúdos estudados para a elaboração da resposta.
É necessário retomar a reflexão explicitada no gabarito da questão anterior. São dois movimentos distintos de socialização: um de adaptação da personalidade do indivíduo à “personalidade” do grupo social (cultura); e outro de adaptação da personalidade do indivíduo à “personalidade” da organização. O segundo movimento dever ser coerentemente construído sobre o primeiro. Para que o segundo movimento seja possível, é necessário que o indivíduo reconheça na “personalidade” da organização elementos culturas próximos dos referenciais assimilados por ele durante o primeiro processo de adaptação.
Se esta coerência não for observada no segundo processo de socialização, a adaptação não se dará e encontraremos, nas organizações, indivíduos desajustados, fora de lugar e desencontrados com o contexto social da organização na qual estão inseridos. Tal desajuste traz insatisfação e frustração para os indivíduos e compromete o desempenho destes frente às metas da organização.

3. “Não existe vento favorável para aquele que não sabe para onde vai”. Relacione esta frase do filósofo romano Sêneca (4 aC - 65 dC) com a importância dos objetivos, valores e tecnologia para uma organização.
R: Sêneca destaca a importância de termos objetivos claramente definidos. Os objetivos são algo que a organização ou o indivíduo se esforça por conseguir quando lhe falta e por manter quando possui. Se o indivíduo ou a organização não sabe para onde vai, todo vento é contrário. Os objetivos dizem para onde queremos ir. Os valores, as disposições e os critérios de julgamento com os quais contamos nesta viagem, o que nos permitimos fazer ou não fazer. As tecnologias, os meios com os quais contamos para chegar ao destino traçado.


4. Segundo os estudos realizados na disciplina, porque podemos afirmar que a presença de “massa crítica” impede que a acomodação tome conta da organização?
R: A “massa crítica” é um dos aspectos que devemos considerar na análise do contexto social para a implantação de mudanças na dinâmica das organizações. A presença de “massa crítica” possibilita à organização voltar-se para o que já está sendo feito, repensá-lo e fazê-lo melhor. A “massa crítica” permite que a organização componha informações e desenvolva conhecimentos. Ela esta presente em contextos organizações que desenvolveram sua capacidade de autocrítica e buscam melhorias no desempenho e resultados. Esta presença impede que a acomodação tome conta da organização.


Unidade 5

1. Quando surge, na história da moderna administração, a preocupação em conhecer os indivíduos e grupos que compõem as organizações? Que razões justificam esta preocupação?
R: Foi a partir da Escola de Relações Humanas, na década de 1930, com Elton Mayo (1880-1949) que o ambiente empresarial passou a ser objeto de estudos mais específicos dos grupos e das lideranças. Os estudos conduzidos por Mayo chegaram à conclusão de que a integração social dos empregados, o reconhecimento e a aprovação social, os grupos informais que se formavam e os aspectos emocionais dos empregados definiam com muito mais propriedade o resultado do trabalho do que simplesmente os métodos mecanicistas. A partir dessa pesquisa, surgiu a preocupação em construir conhecimentos sobre indivíduos e grupos dentro da organização. A cultura da organização volta a ser tomada como tema de preocupações e de estudos no final dos anos de 1970, com amplo desenvolvimento nos anos de 1980.
O interesse dos estudos fundava-se na tomada de consciência de que fatores culturais exercem influência no processo administrativo, ora às claras, em situações fáceis de perceber, ora às escondidas, em circunstâncias cuja percepção somente se obtinha por métodos investigativos indiretos. Fica estabelecida a compreensão de que os fatores culturais são um diferencial entre as organizações mais bem-sucedidas e as menos bem-sucedidas, o que justifica plenamente a preocupação da nova administração em conhecer  os indivíduos e grupos que compõem as organizações.

2. Sobre a Análise Transacional, assinale com “V” as sentenças verdadeiras; e com “F” as sentenças falsas:
(  ) A análise transacional analisa os relacionamentos humanos que se dão nos grupos e organizações;
(  ) A análise transacional aplica conhecimentos da psiquiatria e da psicologia à estrutura e dinâmica das organizações e grupos;
(  ) A análise transacional considera as relações como transações que se estabelecem entre as pessoas;
(  ) Para a análise transacional a pessoa estabelece suas relações a partir de três estados distintos de seu ego: Pai, Adulto, Criança.
R:
( V ) A análise transacional analisa os relacionamentos humanos que se dão nos grupos e organizações;
(  F ) A análise transnacional se ocupa dos aspectos materiais das trocas estabelecidas entre as pessoas e grupos;
( V ) A análise transacional considera as relações como transações que se estabelecem entre as pessoas;
( V ) Para a análise transacional a pessoa estabelece suas relações a partir de três estados distintos de seu ego: Pai, Adulto, Criança.

Nota: A análise transacional considera as relações (trocas) estabelecidas entre as pessoas e diz que estas se dão a partir de três estados distintos de seu ego: o estado de Pai (P), o estado de Adulto (A) e o estado de Criança (C). Quando estas trocas se dão em aspectos materiais, tais como a compra de um objeto, por exemplo, pouco se tem a analisar. A análise transacional não se ocupa dos aspectos materiais das trocas estabelecidas entre as pessoas e grupos.

3. Com base nos conteúdos estudados no material didático da disciplina, estabeleça um paralelo (relação, aproximação) entre os três estados distintos do ego - Pai, Adulto, Criança, a partir dos quais o indivíduo estabelece as suas relações - segundo a teoria da análise transacional; e o caráter, marca ou tendência Institucional, Tecnológica ou Expressiva, das organizações.
R: Espera-se que o acadêmico estabeleça a relação entre o estado de Pai, do qual o sujeito estabelece as suas relações e o caráter Institucional da Organização. Em comum, uma valorização acentuada dos preceitos, das normas, das regras de conduta e dos regulamentos, dos padrões, da hierarquia e das posições, da autoridade, do uso de poder, dos horários, dos rituais e das crenças, dos valores que se cultivam implícita ou explicitamente, das sanções e das aprovações.
Espera-se que o acadêmico estabeleça a relação entre o estado de Adulto, do qual o sujeito estabelece as suas relações e o caráter Tecnológico da Organização. Em comum, a valorização dos dados objetivos, dos resultados perseguidos ou obtidos, os procedimentos metodológicos utilizados, a importância atribuída ao conhecimento, a atualização constante de seus membros, o uso da hierarquia como instrumento de resultados e não de poder, o tratamento e a importância atribuídos aos dados do mercado de seus produtos e ao aspecto tecnológico.
Espera-se que o acadêmico estabeleça a relação entre o estado de Criança, do qual o sujeito estabelece as suas relações e o caráter Expressivo da Organização. Em comum, o lugar e a opor­tunidade para que os participantes expressem seus sentimentos, sejam eles positivos (alegria, amor, amizade, carinho, entusiasmo, admiração, simpatia, medo, malícia, fair-play, apatia etc.), sejam eles negativos (tristeza, raiva, ódio, medo, decepção, inveja etc.).

4. Realize uma pesquisa sobre os pressupostos básicos da cultura descritos no quadro abaixo. Depois, escolha uma organização que você conhece, recolha informações sobre ela e complete o quadro a abaixo com as informações colhidas junto a organização que você escolheu para observar:

Pressupostos da Cultura
Cultura da Organização

Valores
Que valores são propagados e cultivados na organização.
Crenças
Quais as crenças (no que realmente se acredita) presentes explicitamente ou veladamente na organização.
Ritos
Que gestos, atitudes, comportamentos, marcam a rotina da organização.
Histórias e Mitos
Que histórias são contadas para fortalecer os valores, crenças e ritos da organização.
Tabus
Que atitudes e comportamentos são terminantemente proibidos e inaceitáveis.
Heróis
Quem são os personagens principais das histórias e mitos da organização.
Normas
Normas, regras, regulamentos que devem ser observados.
Processo de Comunicação
Como se dá o processo de comunicação entre os membros e entre as diferentes instâncias da organização.


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Disciplina: Sociologia Organizacional/ Sociologia Aplicada as Organizações


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