Sociologia Organizacional - Exercício Resolvido - Mod 5
Exercício Resolvido
1. As assertivas a seguir expressam
características culturais de organizações. Se um conjunto de características de
mesma natureza é por demais frequente, podemos dizer que toda a cultura da
organização tende a apresentar-se com essa qualificação. Segundo a terminologia
de Harrison (1985), relacione o número das características básicas culturais de
uma organização com as afirmações que se seguem:
(1) Poder/Autoridade; (2) Forma/Função
(3) Resultados/Trabalho; (4) Satisfação e Desenvolvimento das Pessoas
a) (4) na organização, o trabalho é feito com certa
eficiência devido ao fato de que as pessoas gostam de agradar aos demais
colegas e ficam preocupadas com suas necessidades e seus modos de pensar.
b) (3) na organização, é pensamento geral que a
sociedade é um sistema racional e organizado e que as leis de mercado podem,
mesmo que seja com o tempo, resolver os conflitos e as negociações que venham a
surgir.
c) (1) Os sistemas de controle e de comunicação são
adequados porque as ordens fluem de cima para baixo, como em uma pirâmide;
assim, as informações e os demais fatos importantes para a performance da
organização têm sua sequência normal descendente, como deve ser em tudo.
d) (3) A competição entre as pessoas geralmente é uma
ocasião para aumentar a qualidade da contribuição de cada um na busca do objectivo
procurado por todos.
e) (1) A organização trata os indivíduos
como pessoas importantes e interessantes e que valem por si mesmas.
f) (2) A organização considera que as pessoas têm seu
tempo e suas energias permanentemente disponíveis para o trabalho, em vista de
um contracto bilateral de direitos e deveres.
g) (2) Um bom empregado é aquele que é cumpridor de
seus deveres: trabalha firme e se preocupa em estar sempre de acordo com seu
chefe.
h) (4) As pessoas trabalham juntas porque crêem que a
contribuição de todos e de cada um é necessário par melhor realizar a tarefa
que todos têm pela frente.
2. As pessoas que trabalham bem nessa organização
são:
( ) Os
espertos e os competitivos, com forte sentido do poder de influência sobre os
demais.
(X) Os conscientes e os responsáveis de suas obrigações e com forte sentido de lealdade para com a organização que lhe provém salário.
(X) Os conscientes e os responsáveis de suas obrigações e com forte sentido de lealdade para com a organização que lhe provém salário.
( ) Os tecnicamente competentes: com grande
preocupação com a realização do trabalho que têm pela frente.
( ) Os afectivos e os hábeis nas relações
pessoais: preocupados com as necessidades pessoais dos demais colegas e com o
desenvolvimento de todos.
3. Ao longo dos filmes Sociedade dos Poetas Mortos e Perfume de Mulher, você percebe como a cultura de uma organização – em ambos os casos: um colégio, que é uma organização educacional – se manifesta em uma infinidade de traços expressos ao longo de praticamente todo o filme. Se você ainda não assistiu a eles assista a um dos dois filmes e depois elabore e descreva uma lista de três ou mais cenas em que, naquelas organizações educacionais, se manifeste:
a) O carácter institucional (poder, autoridade).
R: Os dois filmes remetem ao ambiente
escolar, ambos tradicionalistas, que possuem séculos de regras e tradições a
serem seguidas, pois são receitas que já deram certo ou ainda conhecido como paradigma.
Chama a atenção no filme Sociedade dos poetas mortos, a cena em que o professor
havia sido demitido e o director o sucede para a aula, exigindo a leitura do
livro que é seguido há anos pelos educadores na análise poética. Essa cena
culmina com a “revolta” dos alunos que amavam seu professor e sua nova
linguagem e forma de ensinar.
Ainda neste filme, a cena da demissão
do professor de língua inglesa, vivido por Robin Willians, pois a Universidade
não admite nenhuma mudança no comportamento e na organização educacional
existente até aquele momento.
b) O carácter tecnológico (a razão, a objectividade).
R: No filme a Sociedade dos Poetas Mortos, nota-se
a predominância de uma metodologia de ensino muito rígida, padronizada que de
certa forma trouxe sucesso por parte dos que lá passaram. Por isso, constituía
referencia por parte do pais. Não se verificava alterações e os alunos não
poderiam dizer ou opinar. Para eles a mudança seria um risco, tendo em conta o
sucesso já alcançado.
c) O
carácter expressivo (a liberdade, a criatividade).
R: O caracter expressivo na instituição
educacional do mesmo filme, os membros ali não tinham a liberdade de expressão,
não poderiam falar o que se pensavam, sentiam, questionar ou criticar se não,
somente aceitar. E os mesmos não poderiam ter espírito de criatividade em
prática, visto que não tinha o direito de opinar inovar, visto que tudo era
predefinido pela instituição.
4.
Com
base nas leituras sugeridas nesta Unidade e na discussão do(s) filme(s)
indicados anteriormente, escreva um texto em mídia digital (máximo duas
páginas), manifestando sua opinião a respeito do processo educacional: deverá o
processo educacional nas escolas ter predominância institucional? Ou deverá ser
altamente tecnológico? Ou, quem sabe, deverá ser simplesmente expressivo. Justifique
sua opinião.
R: De acordo com a leitura do testo e das resenhas
do filme (Sociedade dos Poetas Mortos), o processo educacional, tanto na escola
como noutras vertentes, a predominância institucional deverá ser altamente tecnológica
visto que, as vantagens decorrentes do uso das mesmas têm grande impacto no
processo ensino aprendizagem e das mutações que assolam a nossa sociedade e a
aderência, genérica, das tecnologias na sociedade. Com a aderência das
tecnologias, emerge-se as liberdades de pensar, agir e ver o mundo na outra
dimensão, como consequências de novos conhecimentos e atitudes, despertando no
aluno a vontade de inovar, criar e fomentar diálogos, baseando, se possível,
das outras sociedades e culturas.
É importante salientar que a
tecnologia também tem as suas limitações, daí que, é necessário que haja
interferências institucional e expressivo, no que refere as regras e os padrões
impostos pelas instituições, modeladas de certa forma pela cultura do país. As
instituições educacionais têm como objectivo preparar indivíduos para uma vida
profissional de excelência, e para tal, cria-se certas regras e padrões a
seguir para o alcance do mesmo, portanto, a tecnologia não poderia sobrepor-se
a isso, e é nesse sentido que se verifica a presença de processo também,
expressivo.
Veja mais exercícios clicando Aqui
Veja mais exercícios clicando Aqui
Disciplina: Sociologia Organizacional/ Sociologia Aplicada as Organizações
Licen. Wadiley Nascimento.